A busca pelo trabalho adequado e a relação ideal entre colaborador e empresário

Atualizado: 17 de jan.

Qual é o emprego ideal? A resposta para esta pergunta não é tão simples quanto parece, afinal deve-se levar em conta vários aspectos, como ambiente de trabalho, cultura da empresa, oportunidade de crescimento e, claro, remuneração.


A vaga dos sonhos depende não só do candidato , mas como também da empresa a qual se pleiteia um trabalho. Abaixo, vou comentar sobre os dois lados da moeda, ou seja, colaborador e empresário.


Para aqueles que no momento estão em busca de um emprego, saiba que mandar mil currículos é perda de tempo. O correto é identificar um elemento na vaga que seja mais atrativa para você.


Leve em consideração os seguintes pontos:

- Avalie-se, analise todos os conhecimentos e habilidades que possui e se ainda precisar se requalificar, se for o caso, recicle-se, se capacite para o que o mercado está pedindo.


- Hoje em dia, os recrutadores levam muito mais em consideração as atitudes, do que somente a profissão. Empresas admitem por suas competências técnicas, mas a maior parte das demissões ocorrem por comportamento. Desta forma, saber trabalhar em equipe, ser engajado, pró ativo, são os grandes diferenciais na hora de uma contratação ou demissão.


- Em um primeiro momento, não se importe tanto com a remuneração. Se é uma boa empresa, com possibilidades de crescimento, dê o melhor de si, que o reconhecimento ou remuneração serão consequências.


- Não se prenda ao momento. Tenha visão a longo prazo.


- Um dos pontos mais importantes é que muitas pessoas se capacitam e fazem muitos treinamentos nas suas áreas de atuação, porém, a maioria não procura fazer treinamentos para cuidar de seu emocional. Portanto, é hora de fazer imersões, cursos e treinamentos voltados para cuidar da sua Mente, de suas emoções, da sua saúde mental.


O profissional que vai acontecer daqui para frente deve possuir 3 características essenciais:

1 – Ser saudável físico, mental, espiritual e ecologicamente

2 – Estar de olho nos hábitos

3 – Ser curioso, apostar na inovação, sempre criando algo novo


Agora, vejamos o empresário/gestor. Como deve agir com seus colaboradores?


As teorias mais modernas sobre o mundo dos negócios reconhecem que os empregados ou colaboradores constituem os ativos mais valiosos da empresa. Por isso, cuidar da atmosfera de trabalho é um papel crucial, pois influencia diretamente sobre as pessoas e sua produtividade.


- Cada palavra, cada gesto e cada sorriso do gestor , de um diretor, de um gerente, exercem grande ação sobre a mente dos funcionários. Portanto, pessoas que ocupam estas posições em uma empresa devem ter o cuidado de não repreender os funcionários com palavras ásperas.


- Deve agir de modo acolhedor, para tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Isto porque o trabalho deve ser motivo de alegria para os funcionários.

- Progridem as empresas cujos gestores tratam bem seus funcionários e se preocupam com o bem estar deles e de sua família.


- Se o empregado sente-se unido por laços de afeito e respeito, não poupará esforços para o progresso desta empresa.


- É importante ter a ciência de que a empresa é um organismo que se funde harmoniosamente com seus colaboradores, gestores e donos.

- Assim como os dirigentes de uma firma não conseguem conceber boas ideias quando estão desanimados, também os empregados não conseguem ser criativos e realizar bons trabalhos quando não têm ânimo para trabalhar.


- E por fim, o empreendimento depende de quem o dirige. O progresso da empresa depende da forma como é administrada, e isso depende da postura mental do seu dirigente, por isso, mesmo que a empresa esteja agora passando por uma fase difícil devido à crise econômica mundial, se o dirigente mantiver bom relacionamento com os funcionários e tiver disposição para expandir os negócios introduzindo inovação, é certo que conseguirá reerguer-se.


Espero que este post possa ter te ajudado e nos vemos no próximo post.


Um abraço


Cilene Rodrigues


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo